Propostas #praSCacontecer
A construção de uma Santa Catarina sustentável depende um esforço coletivo, que esteja acima de nossos esforços individuais, e passa por uma discussão séria e profunda de temas fundamentais como a proteção da natureza e o combate às mudanças climáticas, a participação e o empoderamento das mulheres, a reforma política e o combate à corrupção, o apoio a agricultura sustentável, a criação de oportunidades para os jovens, a defesa dos direitos dos animais, o estímulo ao ecoturismo, o incentivo às energias limpas, a oferta de educação de qualidade para todos, um debate amplo sobre mobilidade urbana, o investimento em ciência e tecnologia, a criação de espaços de cultura e lazer, o estímulo à saúde preventiva, o cuidado com as comunidades tradicionais e os povos indígenas, entre outros temas.
Nosso programa tem 18 temas centrais. Confira as propostas de cada tema (clicando no título ou no botão “Veja as Propostas”) e participe da discussão por uma Santa Catarina Sustentável.
Proteção da Natureza
Combater as mudanças climáticas, garantir os avanços legais conquistados, cuidar e restaurar o meio ambiente para que todos tenham água e qualidade de vida.
Reforma Política e Combate à Corrupção
Discutir uma reforma política com ênfase no fortalecimento da democracia participativa. Aprofundar o combate à corrupção sistêmica fortalecendo operações como a lava jato.
Cidades Sustentáveis
Valorização e resgate dos espaços públicos, garantia de moradia digna, prevenção de riscos de enchentes e implementação de políticas de mobilidade.
Participação da Mulher
Mulheres autoras de suas próprias histórias ajudam a cuidar da natureza e das futuras gerações, fazendo a história de um país sustentável.
Agricultura Sustentável
Apoio e valorização adequada da agricultura familiar com orientação para adequação ambiental dos imóveis rurais e estímulo à produção agroecológica e orgânica.
Oportunidade para Jovens
A valorização e o estímulo ao protagonismo dos jovens é fundamental para que eles assumam compromisso com a transição para um modelo de desenvolvimento duradouro e sustentável.
Direitos Animais
Todos os animais, sejam silvestres ou domésticos, têm direito à vida e merecem ser tratados com respeito, livres de maus-tratos, caça e qualquer tipo de crueldade.
Ecoturismo
O turismo tem sido a mola propulsora da economia em várias regiões do mundo e Santa Catarina, com suas paisagens variadas, tem um enorme potencial de crescimento nessa área.
Energias Limpas
O desenvolvimento sustentável só é possível se consolidar uma matriz energética limpa, renovável e descentralizada que produza o menor custo de investimento e de operação possível.
Educação de Qualidade
O desenvolvimento social e econômico do país e a igualdade de oportunidades só serão alcançados com a garantia de que tod@s tenham acesso à educação de qualidade.
Mobilidade Urbana
Sistemas de transporte coletivo e de qualidade, com baixa emissão de carbono e movidos com energias renováveis e biocombustíveis são fundamentais para garantir o futuro sustentável das cidades.
Ciência e Tecnologia
Para dinamizar a economia, estimular o desenvolvimento pleno e o crescimento econômico durável de Santa Catarina é essencial investir em ciência, tecnologia e inovação.
Cultura e Lazer
A política cultural deve fomentar a produção e o acesso à cultura e à arte, em suas diversas manifestações e em interface com a educação e o lazer da população.
Combate às Mudanças Climáticas
Para mitigar os efeitos dos eventos climáticos que Santa Catarina vem sofrendo é necessário promover um desenvolvimento urbano que inclua a redução de emissão de gases de efeito estufa.
Saúde e Previdência
O cuidado com a saúde começa no incentivo à alimentação saudável, na promoção do bem-estar humano, no estímulo ao contato com a natureza e no fortalecimento de políticas voltadas à qualidade de vida.
Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas
A valorização das comunidades tradicionais e povos indígenas começa com a garantia de políticas de fomento às suas atividades econômicas, com atenção às suas especificidades culturais.
Indústria e comércio
A sustentabilidade depende da produção e consumo conscientes e do fortalecimento de políticas que estimulem uma economia colaborativa, solidária e inovadora.
Paisagens Sustentáveis, Mosaicos Florestais e Diálogos
O planejamento de paisagens é uma das ferramentas mais eficientes para se alcançar a sustentabilidade em um território, oferecendo caminhos para a valorização da floresta em pé.