Escolha uma Página

Registro alguns momentos da luta pela criação do Parque Nacional da Serra Vermelha (ver o álbum de fotos no meu Facebook). Campanha que já existe há alguns anos e que deverá ser intensificada nos próximos dias. Muitas ações já foram realizadas pelas ONGs integrantes da Reapi (Rede Ambiental do Piauí) e da RMA (Rede de ONGs da Mata Atlântica).

A maior e mais importante floresta da região Nordestina precisa ser preservada, para as presentes e futuras gerações. A Serra Vermelha é sem dúvida uma das regiões mais impressionantes do Brasil. É um ecótono onde se encontram o Cerrado, a Caatinga e as Florestas Estacionais integrantes da Mata Atlântica. Isso torna a região uma das mais ricas em biodiversidade e mais importantes e prioritárias para a Conservação.

Infelizmente, sem nenhum critério e justificativa técnica, a Serra Vermelha foi excluída, na calada da noite, da ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões. Essa exclusão contrariou todos os pareceres técnicos dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, inclusive o parecer de um Grupo de Trabalho Técnico criado pelo ICMBio/MMA para avaliar e definir as áreas que seriam conservadas em forma de Unidade de Conservação. Foram excluídos aproximadamente 140.000 hectares, que ficaram a mercê dos grileiros, carvoeiros e da especulação imobiliária.

Essa exclusão nada técnica e equivocada fiz com que o Ministério Público Federal do Piauí impetrasse Ação Civil Pública cobrando do ICMBio a (re)abertura de processo para criar o Parque Nacional da Serra Vermelha conforme moção aprovada pelo Conama e conforme atestam os pareceres técnicos do próprio MMA/ICMBio.

As ONGs irão intensificar a campanha pela preservação da Serra Vermelha. Um campanha que vai precisar do apoio de todos.