Escolha uma Página

Ontem, dia 26 de julho, foi a cerimônia de abertura do V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Realizado pela Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina (RPPN Catarinense), com apoio da Confederação Nacional das RPPNs (CNRPPN), o evento acontece em Florianópolis e vai até o dia 29 deste mês.

O principal objetivo do congresso é debater a importância do setor privado na conservação da biodiversidade e o futuro da única categoria de Unidade de Conservação do Brasil de iniciativa particular, as RPPNs.

Miriam Prochnow esteve ao lado de outros proprietários de RPPN no painel de discussão sobre RPPNs coorporativas e instituições apoiadoras contando um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas na RPPN Serra do Pitoco, da qual é proprietária junto com o seu marido, Wigold B. Schäffer.

“As RPPNs ja são uma realidade no Brasil e temos um potencial enorme de criar muitas mais, ampliando a contribuição das reversas privadas na conservação ambiental. Criamos a nossa em 1997 e ela já foi palco de muitas atividades de educação ambiental e recreação junto à natureza”, afirma Miriam.

A RPPN Serra do Pitoco

Criada pela portaria Ibama 40/97, de 30 de abril de 1997, a RPPN abriga um pequeno, mas importante remanescente de Mata Atlântica, numa região de transição entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Ombrófila Densa. É abrigo para inúmeras espécies animais. Fica na comunidade de Alto Dona Luiza, no município de Atalanta. É atravessada pelo Rio Dona Luiza e tem uma cachoeira de 10 metros de altura.

A RPPN tem 3ha e a propriedade onde está localizada foi utilizada como modelo para o conceito de Propriedade Legal (legal porque cumpre a lei e legal por ser um bom lugar de morar).

Cachoeira da RPPN Serra do Pitoco, e Atalanta – SC.

Guia das RPPNs de Santa Catarina

Durante o cobresso foi lançado o Guia das RPPN de Santa Catarina, uma publicação que pretende divulgar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina. Através de fotos e textos descritivos o guia apresenta as reservas que fazem parte da Associação RPPN Catarinense, bem como as demais RPPNs do estado, dando à esta categoria de Unidade de Conservação uma maior visibilidade e tornando as reservas mais conhecidas e valorizadas.

Você pode acessar a publicação aqui: Guia das RPPNs de Santa Catarina.

Lançamento do Guia das RPPNs de Santa Catarina.