Escolha uma Página

Aos Brasileiros e Brasileiras, um chamamento em nome da Democracia, do desenvolvimento com sustentabilidade e do diálogo.

Entendemos a gravidade do momento pelo qual passa o Brasil. A eleição presidencial deste ano é diferente de todas as que vivemos até hoje, pois nela se joga a sobrevivência da democracia brasileira. Sem democracia o Brasil não será confiável e sem confiança não haverá investimentos, emprego, crescimento e nem liberdade. Nossas exportações, principalmente do agronegócio, serão duramente afetadas. Em resumo, todos perdem e perde a natureza.

Neste momento histórico, brasileiras e brasileiros – agricultores, cientistas, artistas, professores, empresários, ambientalistas, advogados, engenheiros, biólogos, geógrafos, jornalistas, microempreendedores, médicos, enfermeiros, arquitetos, procuradores, economistas, sociólogos, antropólogos, historiadores, filósofos, administradores, estudantes, jovens, adultos e idosos, pessoas de diferentes ideologias – apresentam à sociedade este Manifesto aos Brasileiros e Brasileiras em busca da unidade e da construção da Frente Ampla pela DEMOCRACIA e retomada do desenvolvimento com sustentabilidade.

O Brasil é o quinto maior país do mundo, aquele que detém a maior floresta tropical do mundo, o maior volume de água doce do mundo e a maior biodiversidade do mundo. Infelizmente, nos últimos 4 anos temos um governo que estimulou e promoveu a degradação ambiental e o desmantelamento das instituições democráticas, promoveu o ódio, o aumento da pobreza e da fome e aumentou o desmatamento em mais de 70% na Amazônia e também nos outros biomas.

Por isso, mesmo que nossas posições políticas sejam divergentes, nos unimos em três pontos fundamentais: a defesa da democracia, o desenvolvimento com sustentabilidade e a abertura ao diálogo. Estes pontos nos levam a votar em Lula neste segundo turno de 2022.

Conclamamos a você que reflita sobre a gravidade deste momento, venha juntar-se a nós e ajude a salvar o Brasil da barbárie, do obscurantismo, do ódio e da destruição da natureza.

Participe você também desse movimento em prol da Democracia. Abaixo seguem os nomes das pessoas que assinaram este manifesto. Você pode ajudar aderindo à Frente Ampla em prol da Democracia, acessando o link.

Brasil, 12 de outubro de 2022

Aos Brasileiros e Brasileiras, neste ano eleitoral de 2022

Frente Ampla pela DEMOCRACIA e retomada do desenvolvimento com sustentabilidade

Neste momento estamos, como brasileiras e brasileiros, numa encruzilhada histórica, a maior das nossas vidas. Corremos o risco de ver o Brasil ser jogado de volta no autoritarismo. Os verdadeiros DEMOCRATAS não podem ser omissos e não podem esquecer que a democracia é a melhor forma de governo que conhecemos.

Os últimos 4 anos nos mostraram que as ideias fascistas vão se instalando lentamente, assim como aconteceu na Alemanha e na Itália nos anos 1930, e todos sabemos como isso terminou. Aqui, como lá, muitas pessoas não percebem e até aplaudem um projeto de governo baseado no sectarismo, na intolerância, na misoginia, no racismo, na homofobia, na destruição da educação, da cultura, da ciência, das instituições republicanas e na destruição da natureza.

A luta democrática de milhões de brasileiras e brasileiros, muitos dos quais perderam a vida, resultou na redemocratização em 1985, acabando com 25 anos de ditadura militar. Essa luta teve a participação ativa de inúmeras pessoas de diferentes ideologias, aqui mencionamos três delas, enaltecendo também a luta de todas as demais:

LEONEL BRIZOLA, Democrata que em 1961 frustrou o golpe militar e garantiu a posse de João Goulart, depois combateu a ditadura, foi exilado, voltou e continuou na luta pelas diretas, foi eleito governador e teve na educação a principal bandeira.

ULISSES GUIMARÃES, Democrata que teve forte atuação contra a ditadura militar, arquitetou a Constituição Cidadã de 1988 e no discurso de promulgação profetizou – “Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.“

PAULO FREIRE, Democrata e Educador mundialmente reconhecido, pregou a unidade das forças progressistas como forma de lutar por uma Democracia capaz de fazer frente à virulência, dizia que “de vez em quando a gente precisa estar junto com os divergentes para combater os antagônicos“.

Você certamente está acompanhando o desenrolar da eleição e a movimentação de Democratas históricos, muitos deles atuantes em frentes e partidos divergentes. Cabe mencionar aqui alguns que entenderam a gravidade do momento e se uniram ainda no primeiro turno como o ex-governador Geraldo Alckmin, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e a ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva, entre muitos outros.

Agora no segundo turno está se organizando um verdadeiro movimento de frente ampla democrática em torno da candidatura de Lula e Alckmin. Já declararam apoio e integram essa frente ampla o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os economistas criadores e implementadores do Plano Real, André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Pérsio Arida, outros economistas como Monica de Bolle, além de personalidades como Fátima Bernardes, Chico Buarque, empresários como Pedro Passos e Guilherme Leal, 12 ex-ministros do STF e da Justiça e milhares e milhares de juristas, advogados, artistas, ambientalistas, empresários, cientistas, agropecuaristas, que também manifestaram apoio e estão se engajando na candidatura de Lula e Alckmin em defesa da DEMOCRACIA, das instituições republicanas e dos direitos humanos.

Você com certeza também acompanhou a manifestação dos dois candidatos da terceira via, Ciro Gomes e Simone Tebet, e viu que ambos optaram pela candidatura de Lula e Alckmin e estão integrando essa verdadeira frente ampla em defesa da Democracia e da retomada do desenvolvimento com sustentabilidade e da racionalidade e do diálogo na condução do governo.

Simone Tebet resumiu com perfeição o que está em jogo e os motivos pelos quais assumiu a candidatura Lula e Alckmin: “Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos,… o que está em jogo é muito maior que cada um de nós. Votarei com minha razão de democrata e com minha consciência de brasileira. E a minha consciência me diz que, neste momento tão grave da nossa história, omitir-me seria trair minha trajetória de vida pública. A negação atrasou a vacina. A arma ocupou o lugar do livro. A iniquidade fez curvar a esperança. A mentira feriu a verdade. O ouvido conciliador deu lugar à voz esbravejada. O conceito de humanidade foi substituído pelo de desamor. O Brasil voltou ao mapa da fome. O orçamento, antes público, necessário para servir ao povo, tornou-se secreto e privado”.

Os signatários deste manifesto defendem a Democracia com coragem e destemor e convidam os brasileiros e brasileiras a se integrarem à Frente Ampla pela DEMOCRACIA e retomada do desenvolvimento com sustentabilidade, encabeçada por Lula e Alckmin.

Você pode assinar este manifesto mas também pode utilizá-lo para convidar pessoas da sua convivência para se juntarem a nós.

O futuro do Brasil com democracia, sustentabilidade, respeito às mulheres, aos direitos humanos, aos diferentes, às minorias e à natureza, depende da nossa tomada de posição e engajamento.

O futuro do Brasil depende do voto em Lula e Alckmin 13.

Assinam e convidam a assinar esse manifesto:

Acioli Cancellier de Olivo, Pesquisador aposentado do Inpe (SP)
Adir de Jesus Cardoso, Eng, agrônomo, Rede Sustentabilidade. (SC)
Adriana Ramos, Ambientalista (DF)
Afrânio Boppré, Economista, Professor, Economista e Vereador PSOL (SC)
Aimara Riva de Almeida, Bibliotecária aposentada (PR)
Alexandre Krob, Agrônomo e ativista ambiental (RS)
Alexandre Santos, Geógrafo (DF)
Alexander Poubel Barros, Procurador (RJ)
Alice Roitman, bióloga e ambientalista (RS)
Álvaro Quintão, Advogado e Diretor OAB (RJ)
Amâncio Ferreira, Perito Criminal e Ambientalista (RS)
Ana Amália Mena Barreto, Professora da rede pública de POA (RS)
Ana Lizete Farias, Psicanalista, Dra em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PR)
Ana Lúcia Pompermayer, Arte-educadora e arteterapeuta (RS)
Ana Paula Balderi, Bióloga especialista em Gestão Ambiental e recuperação de áreas degradadas (SP)
André Ilha, Ambientalista (RJ)
André Lima, Ex Secretário de Meio Ambiente do DF, Advogado (SP)
André Previato, Advogado, empreendedor cívico e conselheiro do Instituto Physis (SP)
Andreas Kinde, Professor, pesquisador e extensionista UFRGS (RS)
Antonio Pezenti, Agricultor (SC)
Aurio Gislon, Agricultor, jornalista socioambiental, presidente COMSEA Rio do Sul (SC)
Beate Frank, Ambientalista, professora aposentada FURB (SC)
Beto Mesquita, Engenheiro Florestal (RJ)
Bruno Levinson, Produtor Cultural – RJ
Carla Fontana, Bióloga e professora (RS)
Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Professor e Pesquisador ( SC)
Carlinda Maria Fischer Mattos, proprietária da RPPN Fazenda Araucária (SC)
Carolina Schaffer, Bióloga e comunicadora (SC)
Caroline Zank, Bióloga e ativista ambiental (RS)
Cecília Polacow Herzog, Paisagista urbana, pesquisadora e ativista (Portugal)
Claudineia Corrêa Pezenti, Agricultora (SC)
Cleia Kastteler, Arquiteta Urbanista (SC)
Clóvis Ricardo Schrappe Borges, Médico veterinário, conservacionista (PR)
Daiana Pezenti, Enfermeira e esteticista (SC)
Diana Herzog, atriz (Lisboa)
Dicleia do Prado Giordani, fisioterapeuta, Rede Sustentabilidade (SC)
Douglas Wiggers dos Santos, Comunicador (SC)
Edegold Schaffer, Agricultor, coordenador de projetos ambientais (SC)
Eduardo Rombauer – facilitador de diálogos e terapeuta. (DF)
Eduardo Ruppenthal, professor, biólogo e ativista socioambiental (RS)
Eliana Jorge Leite, Analista financeira e naturalmente ambientalista (DF)
Estela Galmarino, Historiadora (RS)
Fausto Pires de Campos, Analista Ambiental (SP)
Felipe Soller, Publicitário,Ativista Político, Executiva da Rede Sustentabilidade (SC)
Flávia Tirelli, Bióloga (RS)
Francisco Lacerda Alencar, Ativista social e historiador (DF)
Francisco Milanez, Biólogo, Arquiteto, Urbanista e ativista ambiental (RS)
Gabriela Goebel – Bióloga (SC)
Gabriela Schaffer, Enfermeira (SC)
Glauco Lindner, Engenheiro agrônomo (SC)
Geni Rosa Duarte, Prof. Unioeste (PR)
Guilherme “Guima” Mello, Arquiteto & Urbanista (RS)
Gunther Furtado, Economista (PR)
Gustavo Amora, cientista político (DF)
Heloisa Dias, Socióloga e Ativista Socioambiental (SP)
Henyo Barretto Filho, Antropólogo, professor da UnB (DF)
Ian Sodré Gallina, Analista de Sistemas (Espanha)
Izabel Maria Oliveira Zank, Aposentada (RS)
Jean Pier Xavier de Liz, Professor, microempresário e Ex-vice-prefeito de Rio do Sul (SC)
Joani Justino Felix, Gestor Ambiental, Rede Sustentabilidade (SC)
João Cecconi, Economista e Filósofo (SC)
João de Deus Medeiros, Biólogo, Professor, Ambientalista, Coordenador Geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica e Presidente do CRBio 09 (SC)
João Luís Bittencourt Guimarães, Engenheiro Florestal (PR)
João Paulo Ribeiro Capobianco, Biólogo e Doutor em Ciência Ambiental (SP)
Johannes Kramer, professor de alemão (PR)
José Álvaro Carneiro, Empresário (PR)
José Miguel Árias Neto, Prof. Universitário (PR)
Jose Pedro de Oliveira Costa, Pesquisador USP (SP)
Julia Chaves Giglio, Advogada e gestora de ONG (RJ)
Juliana Gatti Pereira Rodrigues, Designer para sustentabilidade, Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura Ambiental (SP)
Juliana Maria de Barros Freire, socióloga e doutoranda EACH/USP (SP)
Lauro Eduardo Bacca, Naturalista, ambientalista e ex-vereador em Blumenau (SC)
Leila Marques da Silva – Arquiteta e urbanista (RJ)
Leocarlos Sieves, Ambientalista (SC)
Letícia Bolzan, Bióloga e educadora (RS)
Letícia Larcher de Carvalho, Bióloga (PR)
Letícia Pezenti, Estudante e agricultora (SC)
Lucélia Santos, Atriz, Diretora e Produtora de Cinema e Teatro (RJ)
Lúcia Currlin Japp, Mestre em Estatistica, prof aposentada (SC)
Luiz Antônio Zank, Aposentado (RS)
Luis Felippe Kunz, Médico Veterinário (RS)
Luis Paulo Ferraz, Geógrafo (SP)
Luthiana Carbonell dos Santos, Bióloga, servidora pública (SC)
Maicon Keschibeuer, Administrador de empresas (SC)
Manoel Tiago Antunes, Assistente Social e Vereador (SC)
Mara Prado, Jornalista e membro da Rede Sustentabilidade (SP)
Márcia Rosana Stefani, Bióloga e ambientalista (SC)
Marcio José Pezenti, Agricultor (SC)
Marcos Alves Soares, Porta Voz Rede Joinville SC, professor, Bacharel em Direito e Engenharia (SC)
Marcos Fensterseifer Woortmann, Cientista político e empresário (DF)
Marcos Rosa, Geógrafo (SP)
Maria de Fátima Antunes, Psicopedagoga, Gestora de projetos sócio culturais e defensora das causas ambientais (SC)
Maria Isabel Stumpf Chiappetti, Geógrafa e ativista ambiental (RS)
Margarete Philippi Cecconi, Filósofa, filiada a Rede Sustentabilidade (SC)
Marquito – Marcos José de Abreu, Eng. Agrônomo, Vereador e Deputado Estadual eleito PSOL (SC)
Marta Eliana de Oliveira, Procuradora de Justiça do MPDFT e ambientalista (DF)
Marta Porto, Crítica de cultura (RJ)
Maude Nancy Joslin Motta, OAB/PR 15.375, Advogada Ambientalista (PR)
Maura Campanili Porto Alegre, Jornalista (SP)
Meri Kramer, Profa universitária Unicentro (PR)
Miriam Prochnow, Educadora e ativista climática (SC)
Mirian Lovera Silva, Engenheira Agrícola, Empresária (PR)
Miguel von Behr, Arquiteto e socioambientalista (PR)
Orlando Thomé Cordeiro, Consultor em estratégia (RJ)
Pablo Reimers Quijada, Professor e Cientista Social (SP)
Patrícia Bohrer, Artista visual e educadora ambiental (RS)
Patrick Colombo, Biólogo e servidor público (RS)
Paulo Haus Martins, Advogado (RJ)
Pedro Ivo Batista, Ambientalista, membro Executiva Nacional Rede Sustentabilidade (DF)
Rafael Frizzo, Historiador e ativista socioambiental (RS)
Rafael Koehler, Artista e Professor (SC)
Raul Silva Telles do Valle, Advogado ambientalista (DF)
Reinaldo Haas, Professor de tempo, clima e energias renováveis da UFSC (SC)
Ricardo Boelter Moraes, Biólogo e advogado, Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia/09, Conselheiro do Consema (SC)
Ricardo Esteves, Arquiteto Urbanista, Professor Universitário (RJ)
Ricardo do Monte Rosa, Agricultor (DF)
Rogerio Bardini, Engenheiro civil (SC)
Rogério Rocco, Advogado, Professor Universitário e Analista Ambiental do ICMBio (RJ)
Rosângela Wosiack Zulian, Profa universitária Univ. Estadual de Ponta Grossa (PR)
Sidarta Ribeiro, Professor da UFRN (RN)
Silvia Cristina Martins de Souza, Historiadora (PR)
Sílvia Marcuzzo, Jornalista e Artivista (RS)
Tania Maria Gomes da Silva, Profa na Unicesumar (PR)
Tânia Slongo, Advogada do MNDH-SC, Gabinete Deputado Estadual, Padre Pedro (SC)
Tereza Cristina Barbosa, Bióloga, Prof. aposentada UFSC, ativista das águas (SC)
Urbano Schmitt Junior, Aposentado e Educador Ambiental (SC)
Vitor Zanelatto, Ativista e Jovem Pesquisador (SC)
Tayana Cardoso de Oliveira, jornalista (SC)
Thamara Santos de Almeida, Bióloga, comunicadora, educadora ambiental (RS)
Wenfrid Giese , Advogado (SC)
Wesley Diógenes, Porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade (DF)
Wigold B. Schaffer, Administrador, ambientalista Porta-voz Rede Sustentabilidade (SC)
Zysman Neiman, Biólogo e professor da UNIFESP (SP)

Adesões até 17 de outubro de 2022

Abdisio José de liz Fiscal da natureza
Adelia Maria V Funcia Professora Aposentada
Ademar Alaricio do Espírito Santo Condutor ambiental
Ademir baptista chiappetti Professor
Adilson Xavier Escritor
Adna santos Militante
Adriana Aparecida de Siqueira dos Santos de Moraes Servidora Pública Estadual
Adriana de Souza Pedroza Agente de Saúde
Adriana Marques Rodrigues Melo Professora
Afonso Celso Castro de Oliveira Arquiteto
Agenildo Ferreira dos santos Artesão
Ailton Antônio da Silva Advogado
Akerli Aparecida de Carvalho Santos Diretora de escola
Alba Evangelista Ramos Ecóloga aposentada, Pesquisadora – Associada da TWRA
Alberto Jorge da Rocha Silva Biólogo
Alda Alves da Silva Analista de Projetos
Aldem Bourscheit Cezarino Jornalista
Aldori de Liz Funcionário público
Alemmar Ferreira da Fonseca Professora
Alessandra iara da Cunha Empresária
Alexander Lyndon Robert Mervart Professor de inglês
Alexandra Reschke ArquitUrbanista. Facilitadora de processos de mudanças coletivas criativas.
Alexandre Carvalho Empresário
Alexandre Lopes antelo Agente comunitário de saúde
Alexandre Ribeiro Antinarelli Farmacêutico
Alexandre Ventura Olmos Engenheiro Eletricista
Alfredo Lima Lemos Músico/professor
Alice Romeiro Professora
Aline Felipe Bancária
Aline Lima Rodrigues Ribeiro Estudante
Almir José dos Santos Filho Produtor Rural
Aluisio Santos de Oliveira Assistente de Informatica
Amélia Solbes Calbo Professora
América E. A. Guerra Pusch Aposentada
Américo Tabian Junior Empresário
Ana Carla da Silva Baroos Contadora
Ana Carolina Moreira Martins Bióloga
Ana Castro Borges Artista
Ana Célia Monteiro Bacharel
Ana Claudia Fontes Alves Gestora de RH
Ana de Souza Castro Xavier Professora aposentada
Ana Isabel Guimarães Borges professora da UFF
Ana Karla Andrade Assistente Social
Ana Katia Romero Nicolino Aposentado
Ana Leão Aposentada
Ana Leticia Araujo de Aquino Bertoglio Bióloga, servidora pública
Ana Lidia F. Guimarães Professora
Ana Lucia de Abreu Serv publica federal
Ana Luiza de Magalhães Castro arte-terapeuta
Ana Luiza mentz Arquiteta
Ana Márcia Vainsencher Jornalista
Ana Maria Furtado Psicóloga
Ana Maria Paiva Santos Confeccionista
Ana Montenegro Produtora Rural
Ana Paula Brandão Historiadora e gestora de ONG
Ana Tereza Bittencourt Guimarães Professora universitária e bióloga
Anamaria Mühlenberg da Silva Jornalista e Produtora Cultural
André de Castro Cotti Moreira Professor
André L Stroppa Médico
André Luiz Flammarion Soares de Moura Funcionário Público
André Rocha Ferretti Engenheiro Florestal
Andrea Loureiro Gestora de Projetos
Andréa Luciana Lisboa Borba Servidora Pública Federal
Andréa March Gomes Morgado Artesã
Andrea Maria azevedo Aposentada
Andréa Mosqueta Funcionária Pública
Andrea Queiroz Lima Administração
Andréa Soares de Lima Arquivista
Andrei Alvarenga kayano Servidor Público Federal
Angela Arquiteta
Angela Domingues Aposentada
Angela Fontes Economista
Angela José Rodrigues Lima Pesquisador socioambiental
Angela Maria Motta de Almeida Aposentada
Ângela Maria Pereira de Oliveira Aposentado
Angela Maria Vieira Professora
Angela Marina Chaves Ferreira Professora
Angela Pires Atriz/Locutora/Narradora
Angela Sartor Administradora
Ângela soares Microempreendedores
Angela Varella Biologa
ANGELA WITTICH Médica
Angélica Aparecida de Oliveira Gomes Cuidadora
Angélica Melo de Sá Militante dos Movimentos sociais
Angelo Branco Jofilsan Callou Socioambientalista e Professor da rede pública
Anita David Professora aposentada
Anna Cynthia Oliveira Consultora de ONGs aposentada
Anna Paula Feminella Servidora pública
Annelise Caetano Fraga Fernandez Socióloga
Antonia Georgina Machado Martins Psicóloga
Antonieta Viana de Sena Professora ativista
António Carlos Ferraz da Silva Empresario
Antônio Carlos Ribeiro Nogueira Professor Universitário Aposentado
Antonio Carlos Tavares Cordeiro Engenheiro Industrial Metalúrgico
Antonio Leonidas de Souza Aposentado
Antonio Padilha Engenheiro
Antônio Pádua de Araújo Guerra Funcionário público estadual
Antonio Sagres comércio
Antônio soler Advogado Ambientalista
Aparecida Kida Sanches Bióloga e Educadora, membra da Rede Paulista de Educação Ambiental
Ari Alfredo Weiduschat Analista Ambiental
Ariane Cola Aposentada
Aristides Athayde Advogado, Ambientalista, Empresário
Arlete Cecília Martins kircove Aposentada
Arlindo Abreu de Castro Filho Professor do Ensino Superior. Cirurgião Dentista.
Armando Rollemberg Jornalista
Arquimedes Andrade Aposentado e Sociólogo
Astréa França Vieira Aposentada
Augusto Cesar Oliveira Bucar Estudante de Dança
Augusto Flávio Rabello Duarte Administrador de Empresas
Aurelio Mayorca CEO
Ayrton Lopes Violento Produtor Rural
Azair Liane Matos do Canto de Souza Professora da UFSCar
Bárbara Grigoriadis Publicitaria
Bárbara Schiemann Arquiteta e Urbanista
Beatriz Cintra Labaki Socióloga, aposentada.
Benedito Lopes de Oliveira Aposentado
Benigno Bernardes Correa Empresario
Bernardo Furrer Médico
Betsey Whitaker Neal Professora de inglês – Mestre em Pedagogia (DF)
Brigido Ramos Engenheiro
Bruna Formolo Roncalio Auxiliar Administrativo
Bruno Prieto Músico
Caio Magri Diretor presidente Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Camila Baranoski Macedo Empresaria
Camila Paro Silva Recepcionista
Camila Primitivo de Oliveira Bióloga
Camila Tati Pereira da Silva Barata Bióloga
Camile Fonseca do Espírito Santo Advogada
Candida Mottecy Aposentada
Carla Cabrera Duarte Gestora de Organizações Sociais
Carla Ferreira Terapeuta
Carlos Alberto Ferreira Contabilista aposentado
Carlos Alberto Rodrigues Aposentado
Carlos Eduardo de Assis Borges de Campos Soldador ca
Carlos Helmut Japp Adm.de Empresa aposentado.
Carlos Roberto Lino Serra Aposentado
Carlucio Norberto de Souza Aposentado
Carmem Fidalgo Aposentada
Carmen Paulina Pedrollo saposentada Rs Aposentada Rs
Carole Gubernikoff Professora aposentada UNIRIO
carolina joana da Silva Biologa, prof UNEMAT, ativista socioambiental
Carolina Riberti Mattar Relações internacionais, Executiva e ativista socioambiental
Cássia Conrado Souto Assessora de Economia Circular para o terceiro setor
Catarina de Almeida Santos Professora- UnB
Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa Psicóloga e Professora
Cecilia Amorim de Freitas Bióloga
Cecilia baptista dhalvor sollberg Professora
Cecilia Pagnozzi do Nascimento Estudante
Celia maria macedo e silva Arquiteta
Célia Maria Silva Aposentada
Celia Thereza Brando Tavares Aposentada
Celiane Alves da Silva Contadora
Celina Margarita Peixoto Nin Prates Guia turistico
Celso Bergantin Administrador de Empresas
Cesar Eduardo Specian Pimenta Gestor Ambiental
Chandeller Katlen Rodrigues de Lima Professora de C. Humanas
Cibele Azevedo Correa Arquiteta
Clarice Abreu de Toledo Autônoma
Clarisse Filiatre Ferreira da Silva Educadora Infantil
Claudia Corrêa de Moraes Advogada
Claudia Elisa Marques Ribeiro Professora
Claudia Funi Geógrafa
Cláudia Gazola Arquiteta
Cláudia Gonçalves Thaumaturgo da Silva Arquiteta e Urbanista, pesquisadora da Fiocruz.
Claudia Maria Araujo de Almeida PROFESSORA
Cláudia Maria Ferrari Barbosa Advogada e bióloga
Claudia Maria Lobato Soares Professora
Claudia M B Helou Medica
Claudia Mello Agronomia
Claudia Pentagna Bruno Educadora aposentada
Claudia Roquette Pinto empresária e escritora
Cláudia Rosana Volpato Aposentada
Claudio Alexandre de Aquino Santana Engenheiro Florestal
Claudio Ramos Floriani Júnior Aposentado
Clayton Ferreira Lino Arquiteto
Cledenir, Formiga Casimiro Enfermeira professora
Cleia Maria Braga de Carvalho arquiteta
Clotilde Demarchi Aposrntada
Clóvis Roberto furtado Administrador
Conceição Bandeira Professora de yoga
Cristiana Romanó Malschitzky Professoressa
Cristiane Ferreira Auxiliar Administrativo
Cristiano Farias Siqueira Funcionario Publico
Cristiano Souza Biólogo, Servidor Público
Cristina Aparecida Baesse de Oliveira Arquiteta
Cristina Aziz Cretton Funcionária Pública aposentada
Cristina Brito Professora
Cristina Serralvo Aposentada
Cristina Tavares Aposentada
Dal Marcondes Jornalista
Dalva de Fátima limeira Enfermeira
Dalvanira Pais de lima Psicanalista
Daniela Francescutti Martins Hott Servidora pública federal e membro da Rede de Acessibilidade
Danilo Gustavo Rodrigues de Oliveira Biólogo e cientista
Dayse Luci de Souza Rodrigues Assistente Social
Dayse Miranda Aposentada
Débora Nunes Professora Universitária
Débora Silva Siqueira Professora
Delcio Rodrigues Diretor do Instituto Climainfo
Demervaldo Brunelli Advogado
Denise Alram Arquiteta
Denise Bergier Chefe de cozinha
Denise Rodrigues Oliveira Professora aposentada
Denise terra Artista visual
Diana Dasha Musica
Dilma Alves de Oliveira Servidora municipal Aposentada
Dina Lerner Arquiteta
Diogo Félix Rodrigues Designer gráfico
Diogo Martins Editor
Dione Lorensini Autônoma
Dionil Machado Pereira Administrador de Empresas
Diovana Cunha Tecnico de enfermagem
Dirceia Valentin dos santos Aposentada
Djalma Salathiel Pinto Romão Arquiteto e Urbanista
Djalma Weffort Jornalista e ambientalista
Domingos Sávio Fagundes Aposentado
Dora Helena Feres Revisora
Doroty Rojas Aposentada
Dulce Tupy Caldas Jornalista
Edeltraud Kollert Do lar
Edith Zonenschain Aposentada
Edna Benedet da silva Advogada
Édna Guerra Ferreira Garaluz Bancária
Edna Maria Gomes Professora de Sociologia aposentada
Ednea de Moraes Duarte Aposentada
Edson Nascimento Campos Professor aposentado
Edson Carlos Baptista Gomes Professor
Edson Takayuki Tani Arquiteto
Eduardo da Rocha Siqueira Professor de geografia rede privada
Eduardo dos Santos Melo Servidor público
Eduardo Fernandes Checon Estudante
Eduardo João de Oliveira Músico
Elaine Regina dos Santos Estudante
Elaine Rosa Cordeiro Bruno Auditora
Elengleides Sant’Anna Coelho Professora/Empresária
Eleny Guimarães-Teixeira Médica
Eleonora Cretton Abilio Servidor Publico Apisentado
Eleonora Silvani Barcellos Professora
Eleonora Zicari Historiadora UnB aposentada
Eliana F de Assis Aposentada
Eliana lopes rocha Aposentada
Eliana Manarelli Aposentada
Eliana Nehring Silveira Belo Aposentada
Eliana Praça Analista de TI
Eliane Guaraldo Educador
Eliane Oliveira Aposentada
Eliane Tavares Costa Do lar
Eliete Praça Analista de Sistemas
Elisa Lima da Silva Rodrigues Gerente de eventos
Elisabete Carneiro Batista Braga Professora universitária
Elisabete Paiva Aposentada
Elisabeth Franke Ferreira Engenheira e Administradora
Elisabeth Romano Cameron Comerciante
Elissa Tavares Cordeiro Bacharel em Gastronomia
Elivete Cecília de Andrade Professora Universitária – Assistente Social
Elizabeth Castanheira Pitta Costa Consultora
Elizabeth de Lemos Leoni Castro y Perez Psicóloga
Elizabeth Gomes de Oliveira Medica
Elizabeth Pereira Rego Cantora
Elizabeth Siqueira Barros Funcionária pública da saúde- Rio de Janeiro
Eloisa Elaine Guedes Bassani Coordenadora Pedagogica
Eloisa Maria de Vasconcellos Siqueira Professora nível 3 aposentada.
Elton RodriguesPuls Aposentado
Elton Zattar Guerra Cientista Político
Enali De Biaggi Geógrafa
Eni Madalena de Lima Barbosa Aposentada
Ercio Ricardo da Silva Novaes Biólogo / Professor
Ericson Cernawsky Igual Comerciante
Erika Santos Rozsanyi Nunes Bancaria
Eronilda Aparecida dos santos Psicóloga
Esther Carone Blumenfeld Enfermeira e Bióloga
Esther da Matta Terapeuta Ocupacional
Esther weitzman Coreografa e professora
Eugenio cardoso boaventura Agropecuaria
Eurico Borges dos Reis Eng Civil
Eurilinda Maria Gomes Figueiredo Professora e articuladora cultural
Evandro Francisco Silva Arauko Aposentado
Everton Oliveira da Fonseca Economista aposentado
Fábia Trope de Alcântara Funcionária Pública
Fabiana Moraes Do lar
Fabiio Paiva Aposentado
Fábio Gonçalves de Almeida Historiador e Jornalista
Fábio Luiz de Oliveira Servidor da Saúde – SC
Fabio Poletto Geógrafo e Professor
Fabio Vaz Ribeiro de Almeida Antropólogo, Gestor de OSC
Fabricio Farias Siqueira Engenheiro Eletrônico
Fatima Aparecida Medica voluntária. MEDICO SIN FRONTERA
Fatima Carneiro dos Santos Professora universitária aposentada
Fátima de Lourdes Casarin Pedagoga/Gestora de águas
Fátima Irina Wanderley de Macedo Autônoma
Fátima Tavares Professora de Ciências Biológicas e da Natureza
Fernanda Corrêa Gewehr Bióloga
Fernando Assanti Jornalista
Fernando Barbosa dos Santos Consultor em Desenvolvimento Sustentável
Fernando freitas Servidor publico
Fernando Leite Artista visual
Fernando rovai Aposentado
Filipe Nacle Gannam Médico
Flávia Biondo da Silva Técnica de Museu
Flávio Graciano Cirurgião dentista
Flávio Montiel socioambientalista
Flávio Ojidos Advogado
Flavio Protasio Ceccon Produtor audiovisual
Flora Aparecida Reis Cariello Machado Aposentada
Frances Guedes Holanda aposentada
Franciela Vieira Barros Corretora de imóveis
Francisca Ferreira de Souza Oliveira Professora
Francisca Imaculada Marques Assessora Parlamentar
Francisca Tavares Pereira Oficina de funilaria e pintura de carros
Francisco De Arruda Machado Biólogo/Ecólogo/Ictiólogo
Francisco Guimarães Professor
Francisco Iglesias Ambientalista
Francisco José Antunes Ferreira Servidor público
Francislene dos Santos Servidor público federal
Frederico Neves Condé Servidor Público
Gabriel Augusto Castillo lopes Empresario
Gabriel Rosa Padilha Estudante de Jornalismo
Gabriel Weiss Roncalio Produtor agroecológico
Gabriela Caetano Tradutora
Gabriela Schneider Professora UFPR (PR)
George Rutherford Aposentado
Georges Lopes Professor
Gersem José dos Santos Luciano Professor
Gessemir de Sousa Dantas Psicóloga
Geziel Nunes Furtado Vendedor
Giane Dilma Schweder Pedagoga
Gibson Roberto de Oliveira Barbosa Auxiliar de limpeza
Gilmar Nascimento Saraiva Perito Judicial
Gilton Torres Professor de Educação Básica
Gilvandro Rodrigues da Silva junior Aposentado
Gisele Sana Rebelato Bióloga e ativista ambiental
Gislaine Esmael Gazzola Montanari Professora de Geografia
Glaico José Sell Técnico em Agropecuária/Agricultor Agroecológico
Glaucia Alves Daad Advogada
Glória Lúcia de Paula Psicóloga
Gloria Maria de Carvalho Enfermeira
Grace Alves Ferreira Osteopata
Graciete Carvalho Assistente Social
Gricel Osorio Psicanalista
Gui Gerson do Canto Brum Agrônomo
Guilherme Checco Pesquisador
Gustavo Bernardo Galvão Krause Professor Associado da UERJ
Gustavo França Perrout Músico
Gustavo Gatti Engenheiro Florestal; conservacionista
Gustavo Stahelin Pesquisador
Haldia Mary Matias de Farias Rodrigues Professora
Hecio Luiz da Silveira Gomes Engenheiro civil
Hélcio Samaritano Junior Jornalista e Gestor Ambiental
Helder Lima de Queiroz Pesquisador
Heloisa Afonso Ariano Antropóloga
Heloisa Delfino Dos Santos Médica
Heloísa Martins de Barros Vieira. Professora
Heloisa Payão Bregano Gestora Pública
Heloisa Pereira Lima Azevedo Consultor
Heloisa Vieira Professora
Heloise Pacheco Prohmann Engenharia
Heriberta Suassuna Barreto Servidora Pública Estadual
Hermes Schvabe Duarte Adestrador
Hernandes Pinheiro Santos Coordenador Executivo
Homero de Souza Gomes Sociólogo e servidor público federal
Hugo Lenzi Fotógrafo e dirigente de ONG
Humberto Brasiliense Filho Professor
Iberâ Cahiuby Vianna Cavalcanti Cineasta e Produtor Rural
Idalice de Andrade Almeida Oliveira Dona de casa nordestina, cristã, costureira de enxovais para mães carentes
Idla Rita Neves Marinho Aposentada
Ieda Denise Nóbrega Elste Advogada
Ieda Oliveira Ribeiro Professora aposentada
Ijalmar Maia Nogueira Jornalista
Ilzete P Barreto Aposentada
Inaê Amado de Freitas Jornalista
Iolanda Rocha Professora e Socioambientalista
Ione Koseki Tradutora Pública
Iraci de Oliveira Sales Góis Professora de arte e filósofa
Irinéa Francisca da Silva Professora Aposentada
Irmingard Fell Professora
Isabel Cunha de Amorim Do lar.
Isabel de Souza Professora
Isabel Regina Scheid Veterinária (aposentada) , ativista ambiental.
Isabel Werle Aluna de mestrado UFSC
Isamara Graça Cyrino de Gouvêa Médica Sanitarista
Itamar Cavalcante Jornalista
Iuri Dantas Jornalista e pesquisador
Ivan dos Santos Ferraz Médico
Ivan Martins leite Lu a Professor
Ivana Pagnota Dona de casa
Ivana Reis Lamas Biologa
Ivani dos Santos Ferraz Psicologa
Ivone Maria Ferreira da Silva Professora universitária aposentada
Izabel Missagia de Mattos Antropóloga
Izabela Leonor Sobral Rolemberg Aposentada – Funcionária Pública
Izolange Eifler Professora aposentada
Izolete Raisson Funcionária pública
Jacinta Maria de castro Lima Funcionaria pub.aposentada
Jacira Maria Pedrollo Aposentada
Jacqueline de Moura Siano Artista -pesquisadora
Jacqueline Moreno Professora
Jalilie Andries Nogueira Aposentada
Jana Guinond Atriz
Janete Teixeira Administradora. Coordenadora Geral do PVC – Pré-Vestibular Comunitário Gratuito.
Jaqueline Coelho do Nascimento Funcionária Pública
Jaymisson Coelho Junior Advogado
Jean Paul Metzger Professor titular do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências, Instituto de Estudos Avançados, USP
Jeane Felix Professora universitária
Jeannine Sester Médica
Joana de Fátima Vieira Enfermeira
João Carlos Costa Oliveira Biólogo
João Carlos de Oliveira Barbosa Biólogo
João Fert Neto Professor universitário aposentado
João Gonçalves de Souza Pedagogo
João Henrique da Silva Carneiro Empresário
Joao Henrique Lins Bahia Analista Judiciário
João Lucílio Ruegger de Albuquerque Arquiteto
João Maria de Souza Fernandes Porteiro
João Vicente de Figueiredo Latorraca Professor
Joel Bittencourt Aposentado
Jomara de Liz Professora
Jorge Alberto Cecin Engenheiro
Jorge Coelho Aposentado
Jorge Gouvêa Analista de Sistemas
Jorge Samek Engenheiro Agrônomo
José Adriano da Silva Alves Professor
José Anchieta da Silva Aposentado
José Aparecido N. Pires Empresario
José Arnildo Marquezin Professor universitário
José Bessa Nogueira Advogado
Jose Borges Músico compositor
José Canuto de Souza Filho Canuto Publicitário
José Carlos Carvalho Consultor
José Carlos de Souza Adv.público, aposentado.
José Carlos Leoni Advocacia
Jose Celso Garcia Medico
José Cobo Fernandez Presbitero
José Eduardo Freire professor aposentado
José Leandro Majó Pierini Autônomo
José Maria Galdeano (Juca) Aposentado
José Nilson Bezerra Aposentado
José ricardo rodrigues de mello Medico
José Sergio Leite Lopes Antropólogo. Professor UFRJ
Josenilton Josimar do Nascimento Web design
Josirene Araujo da Silva Aposentada
Joyce Cantoni Medica
Joyce Gomes Med Veterinária agenda da paz
Juarez Homem del Rei Engenheiro
Judson de Miranda Teles Aposentado
Judy Galper educadora
Julia Galli O’Donnell Professora ufrj
Juliana Angelo Pired Professora
Juliana de Barroso estudante
juliana de miranda mack servidora publica
Juliana de Oliveira Tostes Geografa, professors IFRJ
Juliana Guerra Motta Educadora
Juliano bueno de araujo Engenheiro, Doutor em Riscos e Emergências Ambientais , PhD em Energia
Juliano Thiago Wan-dall Mei
juliecavignac@gmail.com Professora titular da ufrn
Julieta de Araujo Vianna Func. Público
Júlio César Nóbrega Gadelha Advogado
Júlio César Soares Advogado
Julio Costa Engenheiro
Jussara Maria Dias Côrtes Aposentada
Jussara Maria Pedrollo Professora
Karin Potter bióloga doutoranda
Karina da Silva Queiroz Arquiteta e Urbanista, especialista em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos
Karla Costa de Liz Professora
Karla Cunha Pádua Professora
Kátia Alves Duarte Silva Educadora ambiental e gestora de projetos
Kátia Simone Justiniano Bichara Terapeuta
Keilah Diniz Musicista
Kelly Cristina de Jesus Vianna Professora da rede pública de ensino
Kioko Hanada Guedj aposentada
Lara Maria Silveira Funcionária pública
Lara Sfair Jornalista, membro da Comissão de Meio Ambiente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Lea Lucas Garcia de Aguiar Atrizes o
Leandro Bertoglio Professor
Leandro Coutada Autônomo
Leda Beatriz Guedes Jornalista
Lêda Bhadra Bevilacqua Professora aposentada do DF
Lêda Bresciani Arquiteta
Lêda Lucia R F Queiroz Funcionária pública aposentada
Leda Paiva Soubhia Educadora SP
Leila Maria Nobre de Figueiredo Ambientalista
Leonardo Alves do Prado Repórter fotográfico
Leonardo Bertoldo Amaral Servidor público aposentado
Leonardo Canabrava Desemprego
Leonardo de Araujo Gatti Música – Produção Cultural
Leonardo de Carvalho Augusto Historiador e Professor de História
Leonel Graça Generoso Pereira Engenheiro Agrônomo
Leonila Quartiero Ramod Ambientalista e Educadora
Letícia de Andrade Moraes Advogada
Letícia Maria Machado Coutada Professora do ensino médio – aposentada
Leticia Moura de Carvalho Engenheira civil e Ambientalista
Lia Carla Carneiro Caldas Advogada
Lia Zanotta machado Antropologa professora UnB
Lidice Maria de Almeida Matos Artista visual
Liège Uchôa Azevedo de Araújo Psicóloga
Ligia Girão Jornalista/Tradutora
Lília Romero de Barros Enfermeira aposentada da Fundação Oswaldo Cruz
Liliana Enriqueta Lavorati Jornalista
Liliana Larocca Enfermeira aposentado
Liliane Bejgel Psicóloga
Liliane Cristina Trevisan Educadora Ambiental
Liliane dos Santos Avelino Estudante de licenciatura em Ciências biológicas
Lisiane Becker Bióloga, Funcionária Pública Municipal
Lissele Costa aposentado
Lizaldo Vieira dos Santos Aposentado
Lizete Maria de Paula Aposentada
Luanna de Pinho Cavalcanti Servidora pública
Lucélia Santos Atriz diretora e produtores
Lúcia Chayb Diretora do Eco21.eco.br
Lucia da Conceição Andrade Medica
Lucia Elena Ferreira Leite Médica aposentada e escritora
Lúcia Elizabeth Rosa Artista visual
Lucia Helena Tapajós Antunes dos Santos Psicóloga
Lucia Maria Vaz Penha Engenheira Civil/ Func. Publica
Luciana de A. Grillo Schaefer Professora e Advogada (SC)
Luciana Dorta Educadora Ambiental
Luciana Jordão Cineasta e professora universitária
Luciana Lopes Rosas Cantora
Luciana Regina de Melo Aposentada
Lucila Nunes de Vargas Artesã-agricultora
Lucilvana Tarradt dos Santos Taxista e costureira
Luis Antonio de Paiva Aposentado
Luís Cláudio Maranhão Froufe Engenheiro Florestal
Luis Felipe Cesar Gestor de organização ambiental
Luis Fernando Stumpf Biologo
Luisa ciucci biagioni Médica
Luiz Carlos de Sousa Taveira Jornalista e escritor
Luiz Carlos Pinage de Lima Agrônomo
Luiz Eduardo V. Berni Psicoterapeuta
Luiz Fernando Dias Duarte Antropólogo, professor do Museu Nacional / UFRJ
Luiz Gelbaum Engenheiro
Luiz Gonzaga Belluzzo Professor
Luiz Henrique Silveira Franco Estudante do ensino médio
Luiz Renato Bittencourt Arquiteto
Luiz Zahar Médico
Madalena castricini Restaurante :: cozinheira
Manoel de Souza Filho Aposentado
Manoel pereira barros neto servidor
Mara Dantas Braga Professora maradantasbraga@hotmail.com
Marcela Brisighelli Schaefer Medica
Marcelo Naufal Argona Advogado
Marcelo Zanoni Aposentado
Márcia Mattar Médica do Movimento
Marcia cezimbra Howard Hossell Psicologa e jornalista
Marcia Lapa e Silva Bancária aposentada
Marcia Lobo Contadora
Márcia Maria Donencio Professora
Márcia Nunes Geógrafa (SP)
Márcia Pereira Professora
Marcia Rahabani Elias Médica
Márcia Regina Lederman Bióloga
Márcia Renata Silva de Andrade Produtora de elenco
Marcia Salim de Martino Psicologia
Márcia Turatti dos Santos Professora
Marcio Paludo bolsista
Marco Antonio Ribeiro Alves Arquiteto
Marco Antonio Ribeiro Vieira Lima Antropólogo e músico
Marco Aurélio Rodrigues Professor
Marco Mills Martins Porta voz da REDE Sustentabilidade na cidade de São Pauli
Marcos Alberto Duarte Contador
Marcos André Wainstock Alves dos Santos Arquiteto
Marcos Aurelio Salles Professor Universitário
Marcos Menezes Psicólogo
Marcos Pellegrini Bandini Geólogo
Marcos Roberto Silveira Empreendedor Social
Marcus Paulo da Costa Lima Mourão cozinheiro
Margaret Soler de Leoni Prpfessora univeesitaria
Margareth Carvalheira Pinto Aposentada
Margarida maria de Fátima Baccette Comercio
Maria Professoea
Maria Alice Campos Freire Terapeuta
Maria Alice Nogueira Souto Profesdora
María Angela C. Marques Pereira Psicologia
Maria Angela Pecego Caetano Ex professora e ex produtora cultural
Maria Aparecida de Araújo Guerra aposentada
Maria Aparecida Ferreira Serviços gerais
Maria Aparecida Gomes de Oliveira Servidor Público
Maria Aparecida SLR e Silva Aposentada
Maria Augusta Silva Lopes professora
Maria Beatrice Sasso Artista
Maria Bernardete de Almada Rocha Professora
Maria Carmen Ayres Andrade Gomes Arquiteta aposentada, bordeira Linhas do Rio
Maria Cecilia Wey de Brito Agronoma
Maria Cristina Assis Yamada Design
Maria Cristina Bogossian Médica
Maria Cristina Cunha Lucas Aposentada
Maria Cristina D’Almeida Marques Psicóloga
Maria Cristina Heilig Engeheira Agrônoma
Maria Cristina Loureiro de sa Artista plastica
Maria Cristina Monteiro Arquiteta
Maria Cristina Sampaio Lopes Socióloga
Maria Cristina Weyland Vieira Confederação Nacional de RPPNs – Diretora Técnica
Maria da Graça dos Santos Gomes Aposentada
Maria da Graca Santos Diz Cenovicz Funcionaria Publica Aposentada
Maria da Luz Barbosa Gomes Professora aposentada UFRJ
Maria Da paz cândida da Costa Enfermeira
Maria das Gracas da Silveira Farias Engenheira
Maria das Graças Matias dos Santos Ferraz Psicanalista
Maria das Neves Valentim Aposentada
Maria de Fatima da Silva Leal Santos Professora
Maria de Fátima Maciel dos Santos Professora
Maria de Fátima Roberto Porto Aposentada
Maria de Lourdes Bubna Professora de História Aposentada
Maria de Lourdes de Oliveira Servidora Pública Estadual
Maria de Lourdes Lyra Teixeira Professora
Maria do Carmo Conceição Lelis Servidora Pública
Maria do Carmo Ponsoni Professora aposentada
Maria do Céu B e Albuquerque Biologa
Maria do Socorro Gonçalves Ferreira Engenheira florestal, pesquisadora aposentada
Maria do socorro morais Aposentada
Maria E. Chaves Professora aposentada
Maria Eliana Carvalho Navega Gonçalves Bióloga e professora, Dra. em Zoologia pela USP
Maria Elice de Brzezinski Prestes Historiadora da biologia, professora USP
Maria Elizabeth de Moraes Professora
Maria Eulina Pessoa de Carvalho Professora/pesquisadora
Maria Fernanda Faria dos Santos Empresária
Maria Grimalda costa luz Aposentafa
Maria Helena Cabrera Contadora e advogada
Maria Helena Ferrari Professora
Maria Ignez Mena Barreto Professora
Maria Inês Demillecamps Fisioterapeuta
Maria Inês Prado Lopes Cirurgião dentista
Maria Isabel Andrade Aposentada
Maria Isabel Vasconcelos Porto Tostes arquiteta
Maria Izabel da S. Lobo M. de Oliveira Arquiteta
Maria José dos Santos Nunes da Cunha Empresária na área de beleza
Maria José Melo Godoy Aposentada
Maria José Vargas Menna Artesã
Maria Julia Mendes Nogueira Professora
Maria Leticia Schneider Professora
Maria lucia millet brandao Administradora
Maria Luísa Taborda Borges Ribeiro Diretora de políticas públicas
Maria Luiza Alves legg pensionista
Maria Luíza Leite Franco Aposentada
Maria Martha de Andrade Advogada
Maria Morris Modelo
Maria N Ferreira da Silva Bióloga
Maria Nazaré Andrade Gonçalves Darbra Economista
Maria Nazaré Monteiro Calil Funcionária pública aposentada
Maria Paula Leal Assistente social aposentada MS
Maria R L Mortatti Professora universitária e escritora
Maria Regina Pontin de Mattos Arquiteta aposentada
Maria Rosane Tavares Lima Professora
Maria Rosinha de Almeida Diretora do Lar
Maria Stella Figueiredo Professor universitário
Maria Teresa P. Moraes Cineasta
Maria Teresa romano Designer
Maria Victoria de Mesquita Benevides Socióloga
Maria Vitória Yamada Müller Bióloga, gerente de projetos ambientais
Mariana Aroeira Médica, professora
Mariana Chaves Ferreira Botelho Psicóloga
Mariana Leonira da Silva Professora
Mariléia Giacomini Arruda Professora da Rede Pública
Marília Cunha Rios Professora
Marilia das Graças Janott Aposentada
Marilia Lisbôa Tardin Do Lar
Marina Amado de Almeida Bióloga, consultora ambiental
Marinilce Gomes Aposentada e artesã
Mario Celso da Gama Lima Júnior Médico
Mario Jorge de Almeida Enne Aposentado
Mario Rangel Aposentado
Marisa Dreyer Breitenbach Professora universitaria – UERJ
Marisa Ester Perin Tonon Professora rede Estadual SC e mediadora JR
Marise Nobili França Aposentada
Marisete Catapan Bióloga
Maristela Bernardo Jornalista e socióloga
Mariusa Gasparino Romano Professora
Mariza de Paula Assis Professora Universitária
Mariza Ferreira Salum Func. Publ. Aposentadaa
Mariza Pinto Fleury da Silveira Professora/Bibliotecaria
Marleine cohen Jornalista
Marta Maria Rodrigues Balata Advogada
Martim Assueros Gomes Sociólogo
Mary Sorage Praxedes da Silva Medeiros Bióloga, professora, servidora pública
Mauren Conceiçao Fontana Xavier Professora
Mauren Lemes Política/Turismo/Meio Ambiente.
Maurette Brandt Jornalista
Mauri César Barbosa Pereira Eng florestas – ativita em defesa das águas.
Maurício Abreu de Toledo Paisagista
Maurício Cavalcanti Músico e Servidor Público
Mauricio Guetta Advogado e professor em Direito Socioambiental
Mauricio Takahama Fotógrafo
Mauro Guimarães Professor Educador Ambiental
Mauro Motoda Arquiteto e professor universitário
Maycon Stahelin Servidor Público Federal
Melina Goulart de Paula Assistência técnica rural
Michael Becker Engenheiro ambiental
Michael Haradom Aposentado
Michel Frank Aquino Pereira Arquiteto
Miguel Miranda Filho Desempregado
Miguel von Behr Arquiteto urbanista e socioambientalista
Milena da Rosa Martins Professora de Yoga
Milene Ferreira da Silva Servidora pública
Mirela Santinho Química
Miriam Caetana de Souza Ferreira Aposentada
Mirian Guaraciaba Jornalista
Mirian Menezes de Oliveira Aposentada (professora)
Monica Gestora ambiental
Mônica Angela Castedo Santa Brígida Profissional liberal
Mônica Caetano Almeida Educadora
Mônica de Carvalho Moreira Médica
Monica de Paula Jung Médica
Monica Doria Professor
Monica Grin Professora
Mônica Guimarães Cineasta
Monica Lara Professora e artista plastica
Monica Lima Guimarães Artista/Professora
Monica Osorio Simons Autonoma
Mônica Simões Rocha Biologa
Monica Sofia Ladeira Torres Produtora cultural
Morvan Barreto Nobre Engenheiro
Muriel Saragoussi Socioambientalista
Myrna Machado Sociologa aposentada
Nadia Lima da Silva Rodrigues Dona de casa
Nádia Soares Pôrto Professora aposentada
Naiajara Fariaa Maciel Funcionária Pública aposentada
Nara Vasconcellos Bióloga aposentada
Natanael dos Santos Professor
Natasha de Souza Amaro Arquiteta urbanista
Nathalia de Felice Elias Nutricionista
Neide Teresinha Malard Professora universitária
Nelson Barbosa dos Santos Extensionista Ambiental
Nelson Cunha de Almeida Funcionário Público Federal
Nelson Do Amaral Pinto Engenheiro Agrônomo
Nelson Ferreira Junior Zoólogo, Professor UFRJ
Neusa Brasili a Vieira Aposentada
Neusa maria ferreira parolin Aposentada
Neusa Mariano Aposentada
Newton Mizuho Miura Jornalista
Ney Helou Médico
Nicolau Maeder Romanó Malschitzky Arquiteto
Nilton Gomes da Silva Professor
Nina Nunes Bióloga
Noemi Silva Ribeiro aposentada
Nora Maia Arquiteta
Norico K Nobrega Química aposentada
Norma MBGomes Bióloga aposentada MZUSP
Ocirema Rodrigues Alves professora aposentada
Odete Maria do Amaral Rocha Professora
Olendina Professora
Orlando Whately Bandeira Engenheiro
Orli Carlos Paul Funcionário público na secretaria de Meio ambiente e turismo
Oscar Bertoglio Professor Universitário
Osvaldo Moura Rezende Professor da Escola Politécnica da UFRJ
Otávio Velho Antropólogo
Pablo Rosa Ferreira Leite Autônomo
Pâmella Araújo Balcaçar Bióloga, Especialista em Biotecnologia e Bioprocessos, Mestranda em Telessaúde, Professora.
Paolina Leone Candia Hryniwicz Procuradora de Justiça Aposentada
Patrícia Almeida da Silva Estudante
Patrícia Andrade Vaz de Mello Personal trainer
Patrícia Domingos Professora
Patricia Gonçalves de Paula Assistente Social
Patrícia Lima Professora
Patricia Rodrigues Professora
Patrícia Zimmermann Wegner Oceanografa
Paula Rabello Sayad Empresária
Paulo Amado Corretor de imóveis
Paulo Aparecido Pizzi Biologia
Paulo C Leonetti Professor Pei
Paulo de Bessa Antunes Professor de Direito Ambiental
Paulo Fernando Rodrigues da Cruz Professor
Paulo Marcus Messias Jornalista (SP)
Paulo Ricardo Bittencourt Guimarães Professor universitário
Paulo Roberto Costa Dermo Pigmentado (tatuador)
Paulo Roberto da Silva Peres Médico
Paulo Roberto Raiz Servidor Público
Paulo Santos Fotojornalista
Paulo Sergio Rangel de Avellar Professor
Pedro Eduardo Graça Aranha Articulador Político da Coalizão Pelo Clima.
Pedro França e leite Velloso Analista de sistemas
Pedro Schreiber Ribeiro Cientista ambiental
Pedro Wilson Leitão Filho Consultor
Poliana de Araújo Rodrigues Professora
Priscila Furtado Contadora
Raby Khalil Ativista e Pres. do Conselho de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu/Pr.
Rachel Gonçalves dos Santos Advogada
Rafael Missiunas Advogado, Biólogo, Professor, Administrador, Contador e Vereador PT/RS
Rafaela Facchetti Assumpcao Engenheira
Raimunda de Andrade Ávila Servidora pública federal
Raimundo Santana Novaes Aposentado
Ramiro Gustavo Valera Camacho Engenheiro agrônomo
Ramon Lopes Antelo Produtor Rural
Randi Raddatz Pintor de construção civil
Regina C N Machado Agrônoma
Regina Guedes De carvalho Educadora
Regina Lex Engel Bióloga
Regina Oliveira da Silvs Pesquisadora- Bióloga
Reinaldo Canto Pereira Filho Jornalista
Renata Galvão de Melo Designer
Renata Gomes Machado Cardoso Fisioterapeuta
Renata Lopes de Barros Autonomo
Renato Cunha (BA) Engenheiro e ativista ambiental
Rênio Quintas Músico
Ricardo Braga Remensnyder engenheiro
Ricardo Brasiliense de Holanda Cavalcanti Professor
Ricardo Levi Professor
Ricardo Liberal Gonçalves Revisor de português
Ricardo Manhães de Araújo Enfermeiro
Ricardo Porto de Almeida Jornalista
Rinaldo de Andrade Pinto Engenheiro Projetos
Rita de Cassia Martins Rocha Motta Estudante
Rita de Cássia Nardelli Jornalista
Roberta gomes Psicóloga
Roberto L Souza Aposentado
Roberto Xavier de Lima Empresário
Robson Lopes de Freitas Junior Professor
Rodrigo de Azevedo Lago Empregado Público
Rogério Diniz Junqueira Pesquisador, doutor em Sociologia
Romulo Andrade artista visual
Ronaldo Avellar Arquiteto
Ronei de Lima Zimmermann Fetiemt
Rosa Maria Cordeiro Aposentada
Rosa Milet Professora
Rosa Mina Sakamoto Professora aposentada
Rosália Campbell Penna Enfermeira aposentada
Rosalvo de Oliveira Junior Ecossocialista
Rosana Maria Pereira Santiago Versiani Professora
Rosana Seligman Eng Eletricista
Rosane Dostal Xavier Instrutora de qualificação profissional
Rosane Franca Stuckert Ceramista
Rosane Veiga Lopes Farmacêutica
Rosângela Saavedra Freire Bancária aposentada
Rose Nascimento Caixa
Rosemary Nascimento Peres Assino esse manifesto
Rosi Germann Empresária
Rosimar Maria Rosinha Piedade Ferrari Funcionária Pública Aposentada
Rosimery Fátima de Andrade Lima Servidora Pública estadual da Assembleia Legislativa do RN
Rosita Fontes Medica
Rubem Ricardo Azevedo Lima Advogado
Rubens Eduardo Silveira Funcionário Público
Rubens Harry Born Ambientalista, engenheiro e advogado
Rui Pereira Roeder Diretor Sindical – SINTESPE/SC. Servidor Público Estadual/SC
Rui Velloso Arquiteto
Ruth Bernardi Aposentada
Ruth Floresta de Mesquita Micro empresaria
Ruth Viotti Saldanha Professora
Ruy Romano Agronomia
Sabrina Célia dos Santos Santana Cuidadora
Samir Cury Empresário e Pesquisador
Sandra Aparecida Padilha Magalhães Fraga Bióloga
Sandra de Camargo Ciucci Advogada
Sandra Kida Sanches de Oliveira Professora
Sandra Mara Cardoso Funcionária pública aposentada
Sandra Maria Chiappetti Aposentada
Sandra Maria Suassuna Do lar
Sandra Pereira Professora
Sandra Regina Degani Duarte Assistente Social
Sania Cristina Dias Baptista Arquiteta
Sara Corrêa Publicitária
Sarita Wolfenson Medica
Saulo Moscardini Músico / Filósofo
Sebastião José Martins Soares Engenheiro de Minas
Sebastião Ruy Oliveira de Souza Sim
Sergio Borges Advogado
Sérgio Fernandes de Castro Aposentado
Sérgio Francisco da Silva Aposentado
Sérgio Gustavo Monteiro Macedo Jornalista
Sérgio Herrmann Lemke Músico
Sergio Leandro De Souza Jornalista
Sérgio Luís Boeira Professor e pesquisador universitário (SC)
Sergio luiz da Silva Comerciario
Sergio Luiz Rodrigues da Cruz Designer
Shanahan Bark da silva Jardineira
Sheila Maria Branco Cunha Leite Médica aposentada
Shirley Noely Hauff Bióloga
Silvana de Andrade Bióloga
Silvana Gontijo Jornalista e escritora
Silvania de Souza Diretor de Escola
Silvia Maria Montenegro Diniz Aposentafa
Silvia Rodrigues Jardim Médica
silvia schaefer tavares Funcionária Pública
Silvio José Marques Aposentado
Silvio Naslauski Aposentado
Silvio Wittlin Prof. de História
Simone Aparecida Laranjeira da Conceição Gomes Técnica de enfermagem
Simone pazelo Desempregada
Simone Venceslau da Silva Psicopedagoga
Socorro Teles Aposentada
Solange Aparecida de Moura Docente
Solange Aziz Cretton Aposentada
Solange de souza barbosa Aposentada secretaria
Solange Maria Costa Fisioterapeuta
Solange Mendonça Professora aposentada
Soleci da Silva Ferreira Professora aposentada do Estado de Santa Catarina
sonia Goncalves Aposentada
Sonia Maia Jornalista
Sonia Maria Gonzalez Vidal Aposentada
Sonia Maria Nogueira Musico
Sônia Maria Portinho Magalhaes Aposentada funcionária pública federal INSS
Sonia Mariana Gasparotto Aposentada
Sônia Regina Maranhão Aposentada
Sonize Carneiro Bandeira de Mello Professora
Stela Carmona Artista plástica
Stela Maria Santos Brandão Funcionária Pública
Stephanie Malherbe Produtora cultural
Suelen dos Santos Cossu chagas Assistente social
Sueli Bellato Advogada, militante de direitos humanos , religiosa
Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo Especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima
Suely Rocha Domingues Assistente social
Susan Leque Cordeiro Aposentada
Susana Cividanis Patueli Professora
Susana Lanzer Pereira de Souza Psicóloga
Suselli Batista Professora
Sydney Cincotto Junior Antropólogo
Sylmara Beletti Jornalista
Sylvia Caracas Psicóloga
Taciana Robalinho Cavalcanti Ambientalista.
Taise Machado Melo Advogada
Talita Alves Mauricio Tavares Decoradora de Interiores
Talita Lopes Gestora Ambiental
Tânia Cristina Pereira Ramos Antelo Aposentada
Tania M T Maiole Do lar
Tatiana Andrade França Gomes Empresaria
Tatiana Diniz Gonçalves Empresária
Tatiana Molero Giordano Professora
Tatiane Ferreira de Souza Gestora de equipe
Teresa Elaine y Professora
Teresa Maria Tigre Holanda Cavalcanti Sociologa Aposentada
Teresinha Maria da Silva Administradora de empresas
Tereza cristina saraiva Área do comércio
Terezinha Maguilene Santos Leal Servidora pública estadual
Thadia Turon Costa da Silva Professora Universitária
Thais Sabino de Freitas Artista
Themistocles Soares Saraiva Filho Aposentado
Thereza christina orenga izidoro Tizidoro@yahoo.com.br
Thiago Ferreira de Albuquerque Servidor Publico
Thierry Dor Professional energia baixo impacto
Tomás Enrique Kreiner Aposentado
Traude Kollert Do lar
Ubalda Estrela de Oliveira Socióloga
Uerlim da Silva Mendes Engenheiro Civil
Ursula Currlin Japp Desenhista
Ursula Currlin Japp Desenhista
Valdaglenia Farias Administradora
Valdeci Martins Bie Porteiro
Vanda carris Funcionário aposentada
Vanderlei Lemos Antunes Professor
Vanessa da Silva Alves Professora
Vanessa Lucas Gonçalves Administradora, servidora na Universidade Federal do Paraná
Vania Bitencourt de Araujo Economista
Vania Lucia da Cunha Pereira Arquiteta
Vânia Viana Santos Terapeuta e Estudante
Vera Dodsworth arquiteta
Vera L S B Augusto Funcionária Pública
vera longo psicóloga
Vera Lucia de Mello Aché Psicoterapeuta
Vera Lúcia menna barreto trevisan Faço tudo pela democracia
Vera Lucia Pereira Diniz Professora de educação física
Vera Lúcia Rocha Laporta Arte Educadora e coordenadora da comunicação do CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar
Vera Lucia Silva Lopes Artista , Professora – pesquisadora Dança Teatro
Vera Lúcia Zugno Restauradora
Vera M F da Silva Servidor publico
Vera maria fontana Professora aposentada
Vera Maria Ribeiro Nogueira Assistente Social e Professora
Vera Odila Gonçalves Ramos Aposentado
Verônica Figueiredo Professora
Verônica Gomes de Aquino Professora.
Vinícius André Lisboa Santos Universitário
Vinicius Santos Soares Economista
Virgílio Alcides de Farias Advogado
Virginia Candido da Silva Professora aposentada
Virgínia Schlemm Economista
Virgínia Serpa da Silva Professora
Vivian Elizabeth Araujo Enfermeira
Vivian Gilio Advogada
Viviane Buchianeri analista ambiental
Viviane de formiga Xavier lund Veterinaria
Vosmarline Graziela Rocha Lima Professora
Wagner G Portilho Biólogo
Wagner Goncalves Advogado
Waldir Pan Eng. Agrônomo
Walter guimaraes Professor musica
Wanda Maldonado Socióloga
Wanda Vilhena Freire Arquiteta
Wandira Moreira Professora
Waneska Cardoso de Schueler Funcionária pública
Welerson Gonçalves Vieira Professor
William Ampese Servidor Público e Líder Sindical
William Seewald Arquiteto e Urbanista
William Wollinger Brenuvida Jornalista
Wilmar teske Radialista
Wilson Cabral de Sousa Junior Professor
Yara Taira Especialista em desenvolvimento de Sistemas
Yara Valverde Professora
Yndira Castro Dourado Guerra Aux. Administrativo
Zeca Pires Funcionário UFSC e Cineasta
Zélia Coelho Aposentada
Zenilda Barbosa Vilela dos Santos Docente e estudante
Zuleica Russo Médica
Zuleika Pinho de Abreu Professora aposentada