Viver a diversidade de forma plena, não apenas tolerando, mas celebrando as várias forças que integram nossa sociedade, é um dos maiores desejos de Miriam Prochnow, candidata ao Senado pela Rede Sustentabilidade. “Para celebrar, é preciso reconhecer, respeitar, incluir e, verdadeiramente, ver a todos sem preconceito”, destaca.
Assim como está firmado no Manifesto com as diretrizes da Rede Sustentabilidade, Miriam defende o fim de toda discriminação – étnica, racial, religiosa, sexual e etc. Desta forma, será possível criar um ambiente de igualdade e de respeito, onde a participação política de todos seja efetiva e os grupos diversos tenham as suas demandas atendidas.
Para auxiliar a construção dessa nova sociedade, Miriam pretende usar seu mandato no Senado Federal para fortalecer os mecanismos de inclusão e criar políticas públicas que criem oportunidades e propaguem conhecimento e tolerância, punindo qualquer agressão, omissão ou indiferença que segregue índios, negros, mulheres e a comunidade LGBTI – lésbicas, gays, bissexuais e transexuais e intersexuais.
“A liberdade é um dos pilares da democracia e, por isso, deve permitir que todos possam se expressar em sociedade honrando suas raízes, sua história e com orgulho de sua individualidade. Sabemos que séculos de intolerância e desrespeito fragmentaram nossa sociedade e criaram uma ilusão de separatividade. Não podemos permitir que esta distância entre nós permaneça, temos compromisso com uma sociedade justa para todos!”.